5/13/2004

13 de Maio - Dia Internacional do Comércio Justo

«World Fair Trade Day is an international celebration of Fair Trade internationally, with events organised worldwide Celebrado em 2002 pela primeira vez a nível mundial numa iniciativa do IFAT - (global network of Fair Trade Organization

«Uma ideia solidária, um movimento que nasce, uma rede portuguesa de Comércio Justo a crescer. A Coordenação Portuguesa de Comércio Justo foi criada com o objectivo de conjugar esforços das organizações sem fins lucrativos que já são uma dezena em Portugal. Embora praticado em vários países europeus desde a década de 60 do século XX, o Comércio Justo (CJ) só começou a organizar-se a um nível internacional no decorrer dos anos 80 e 90. É definido como uma parceria que aproxima os pequenos produtores do sul empobrecido aos consumidores do Norte do planeta, incentivando o trabalho e a comercialização em condições dignas. Em Portugal só no final da década de noventa se começa a falar desta alternativa ao comércio convencional, aliada a uma ideia de consumo crítico. (...)»

«A Associação Reviravolta é uma associação de âmbito local, sem fins lucrativos, criada em 2000 com o objectivo de promover o Comércio Justo e Solidário através da abertura de espaços de venda de produtos do Comércio Justo e Solidário (Lojas do Comércio Justo ou “Worldshop”) na cidade do Porto e da realização de campanhas de sensibilização e pressão política, em nome de um consumo responsável que tenha em conta valores éticos associados à produção.»

Cores do Globo

The Fairtrade Foundation, London, UK

Fair Trade