1/30/2004

29 de Janeiro - Dia Mundial dos Leprosos

Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) <http://www.aparf.pt/> (Maio 2004)

1/01/2004

1 de Janeiro - Dia Mundial da Paz

São diversas as datas indicadas para a comemoração de um dia mundial e/ou internacional para a paz. O dia de hoje- 1º de Janeiro- foi sugerido em 1968, pela SS Papa Paulo VI que, na sua mensagem de ano novo a que imprimira um cariz ecunémico, apelou: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro." (Cf: > )

Outras datas para um DIA MUNDIAL DA PAZ:

  • 24 de Janeiro -foi a data adoptad pelo Lion's Club >
  • 21 de Junho- World Peace & Prayer Day proposto em 1996 em consequência de uma visão do lider espiritual Lakota Chefe Arvol Looking Horse >
  • 11 de Setembro- esta data também tem, compreensívelmente, muitos adeptos e um site >
  • 21 de Setembro- data sugerida pela ONU desde 2001 por ser a data do início das sessões anuais de trabalho >
  • 21 de Dezembro-Solstício de Inverno -alguns adeptos encontram-se em aqui

Selo da autoria de Mário Ramos desenhado para celebração de 1986, Ano internacional da Paz

Sobre a oliveira e a pomba como simbolos da PAZ ver

. A Pomba da Paz tem sido redesenhada e adoptada sob as mais variadas formas, por diversas intituições e organizações que trabalham em prol desse ideal, como por exemplo os Médicos do Mundo.

«O logotipo de Médicos do Mundo é constituído por uma pomba que representa a paz e é portadora dos cuidados de saúde. As folhas do ramo de oliveira representam os cinco continentes, o azul evoca os elementos da natureza que os unem: mar e céu. A pomba atravessa todas as fronteiras, apontando para o lado direito, representando o futuro. O círculo do logotipo evoca a terra (o mundo de Médicos do Mundo). O nome da associação, Médicos do Mundo, também disposto em círculo, está envolto no simbolismo da imagem e é o espelho das equipas médicas que levam a sua ajuda a todo o mundo. »
actualizado em 2007-01-01
.