5/22/2004

22 de Maio - Dia Internacional da Diversidade Biológica

  • «A 20 de Dezembro de 2000, a Assembleia Geral proclamou 22 de Maio, data de aprovação da Convenção sobre Diversidade Biológica, Dia Internacional da Diversidade Biológica (resolução 55/201). O Dia fora anteriormente celebrado a 29 de Dezembro (resolução 49/119, de 19 de Dezembro de 1994). Em 2000, a Conferência das Partes na Convenção, na sua quinta reunião, recomendou que a data fosse alterada, para lhe dar maior visibilidade» Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal <http://www.onuportugal.pt/>

5/18/2004

18 de Maio - Dia da Cidadania nas Escolas

(Este ano-2005- ainda nao ouvi falar deste dia....)

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus

5/15/2004

15 de Maio - Dia Internacional das Famílias

  • « Em 1993, a Assembleia Geral decidiu que o dia 15 de Maio de cada ano seria comemorado como Dia Internacional das Famílias (resolução 47/237, de 20 de Setembro). Em 1989, na sua resolução 44/82, a Assembleia proclamou 1994 Ano Internacional das Famílias, para, dessa forma, sensibilizar a opinião pública para as questões da família e ajudar os países a enfrentar os problemas neste domínio, recorrendo a políticas globais.» in Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal <http://www.onuportugal.pt/>

5/13/2004

13 de Maio - Dia Internacional do Comércio Justo

«World Fair Trade Day is an international celebration of Fair Trade internationally, with events organised worldwide Celebrado em 2002 pela primeira vez a nível mundial numa iniciativa do IFAT - (global network of Fair Trade Organization

«Uma ideia solidária, um movimento que nasce, uma rede portuguesa de Comércio Justo a crescer. A Coordenação Portuguesa de Comércio Justo foi criada com o objectivo de conjugar esforços das organizações sem fins lucrativos que já são uma dezena em Portugal. Embora praticado em vários países europeus desde a década de 60 do século XX, o Comércio Justo (CJ) só começou a organizar-se a um nível internacional no decorrer dos anos 80 e 90. É definido como uma parceria que aproxima os pequenos produtores do sul empobrecido aos consumidores do Norte do planeta, incentivando o trabalho e a comercialização em condições dignas. Em Portugal só no final da década de noventa se começa a falar desta alternativa ao comércio convencional, aliada a uma ideia de consumo crítico. (...)»

«A Associação Reviravolta é uma associação de âmbito local, sem fins lucrativos, criada em 2000 com o objectivo de promover o Comércio Justo e Solidário através da abertura de espaços de venda de produtos do Comércio Justo e Solidário (Lojas do Comércio Justo ou “Worldshop”) na cidade do Porto e da realização de campanhas de sensibilização e pressão política, em nome de um consumo responsável que tenha em conta valores éticos associados à produção.»

Cores do Globo

The Fairtrade Foundation, London, UK

Fair Trade

5/09/2004

9 de Maio - Dia da Europa

  • «O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de Maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de Junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.
Porquê dia 9 de Maio?
Dia 9 de Maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de Maio como "Dia da Europa". » in Eurocid -Portal de informação europeia em língua portuguesa

5/03/2004

3 de Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

  • « Em 1993, a Assembleia Geral proclamou 3 de Maio Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (decisão 48/432, de 20 de Dezembro). A iniciativa resultou da aprovação, em 1991, pela Conferência Geral da UNESCO, de uma resolução sobre a promoção da liberdade de imprensa em todo o mundo, resolução essa que reconhecia que uma imprensa livre, pluralista e independente era uma componente essencial de qualquer sociedade democrática. A Conferência Geral transmitiu à Assembleia Geral o desejo dos Estados Membros da UNESCO de que 3 de Maio fosse proclamado Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Esta data comemora a Declaração de Windhoek para Promover uma Imprensa Africana Independente e Pluralista, aprovada a 3 de Maio de 1991 pelo Seminário sobre o mesmo tema, organizado pela UNESCO e pelas Nações Unidas em Windhoek (Namíbia). » Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal <http://www.onuportugal.pt/> (já não se encontra on line)
  • Galeria Virtual da Censura in Museu Nacional da Imprensa <http://www.imultimedia.pt/galeriavirtualdacensura/> «Esta GALERIA VIRTUAL DA CENSURA começa com uma delimitação temporal precisa: o período da ditadura que vigorou em Portugal entre 1926 e 1974.»

5/01/2004

1º de Maio - Dia Internacional do Trabalhador